sexta-feira, 24 de maio de 2013

A vida sem Lactose e Gluten

Depois de meses com filhos doentes decidi mudar totalmente a alimentação de toda a família. Apresentei ao maridão todos os benefícios da vida sem esses dois itens e durante o papo surgiu a primeira dificuldade:

1 - São crianças, como controlar na rua, em festas, na casa de amigos e parentes?

Na rua até acho que será fácil, pois podemos procurar lugares que ofereçam comidas naturais ou até mesmo em restaurantes normais será possível escolher um prato sem esses itens. Trocar pizzaria por churrascarias, comer mais pipoca nas pracinhas. Em festas a solução encontrada é chegar na festa com uma marmitinha, levaremos a comida das crianças, seja bolo, docinhos e até mesmo salgadinhos. Criança come pouco mesmo e não sentirá a diferença. E o mais difícil será na casa de parentes, pois como toda família normal a casa estará cheia de "gordices" e itens apetitosos. Fato quando chego na casa do meu pai e a geladeira só tem queijo, pizza e coca cola. Na casa da vovó então, hummm balas, chocolates, biscoitos. Levar a comida das crianças? sim, mas como impedir que comam o que tem por lá. Ufa! já estou tensa só de pensar srsrsrs. 

2 - Custo mensal

Concluímos que mais vale pagar 30% a mais no valor final das compras do que usar esses 30% em medicamentos. Em uma ida a farmácia gastei 86,00 já no Mundo verde foi um gasto de 54,00. E além do fato dos itens que realmente pesam no orçamento são frutas, legumes e verduras. Itens que independente da restrição de lactose e glúten, não podem faltar no dia a dia, o que dá no mesmo. Gastei no mercado para 15 dias em torno de 200,00 quando no hortifrut para uns três dias gastei exatamente R$48,00. No mercado comprei leite sem lactose, peixe, camarão, iogurte sem lactose e vários itens que seriam caros aos olhos de quem não aderiu a dieta. Já no hortifrut não tinha nada de nobre. Conclusão final o caro será leite, pão e hortifrut.

3 - Itens sem lactose  e glúten, aonde comprar e como identificar?

Cheguei no EXTRA já com algumas coisas anotadas, após pesquisar muito no Google. Isso era exatamente as 19.40hs e comecei pelas frutas e legumes, até ai nada de preocupante, nenhum rótulo para ler até a parte das farinhas, azeite, óleo, biscoito, massas e lá estava eu com todo o supermercado me olhando achando que eu era uma daquelas fanáticas em calorias, rótulos ou algo tosco de ser e tudo que parava em minhas mãos voltavam para prateleira. Muitas vezes só com lupa era possível identificar o contém glúten e a lactose hahaha quase sempre uma charada. Ter ou não ter? Compras encerradas, ensacoladas e pagas exatamente as 22.16hs. Isso mesmo o mais difícil então é COMPRAR. Detalhe, muita coisa ficou de fora e foi preciso ir ao Mundo Verde e a loja de Grãos para finalizar. Já no Mundo Verde encontrei uma gondola só com glúten e lactose free, paraíso enquanto na loja de grãos a vendedora mal sabia o que era glúten.

Iniciamos assim nossa vida "saudável".  O primeiro dia está sendo maravilhoso. Vamos com determinação que chegaremos lá. Você sabia que na verdade a sua úlcera ou gastrite pode ser intolerância a lactose? Aqui em casa meu objetivo é emagrecer e ter uma alimentação saudável, já dos meus filhos e marido é combater as alergias dentre elas a rinite e ter uma vida saudável.  Estarei compartilhando aqui minhas experiencias e receitas, espero que vocês também abracem essa causa e entrem comigo nesta jornada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar este Blog