Ontem cheguei a uma conclusão. Ser mãe é estar suja 24 horas. Como assim? Isso mesmo, sabe você acabou de tomar banho e colocou aquela roupa bonitinha e logo surge seu bebe para se esfregar em você. Ah legal! Sim, muito legal, sendo que o bebe estava brincando na terra, ou comendo um biscoito, ou ainda chupando uma laranja. E não adianta brigar, porque eles não entendem. Para uma criança sujeira é normal. Crianças não sentem nervoso, não tem frescuras, não tem medo. Eles pisam e tocam em qualquer coisa.
Eu sempre fui uma pessoa desencanada, cresci sabendo que se sujar faz bem. Minha mãe nunca se preocupou em me limpar a todo instante. Pelo contrário, eu as vezes tinha nervoso de algumas liberdades dela com a minha irmã. Minha mãe é do Norte e lá eles costumam ou costumavam comer feijão com farinha amassadinho com as mãos e ela com a minha irmã faziam isso de montão. Talvez esse seja o motivo pelo qual sinto nojo de feijão a maioria das vezes.
Passávamos quase o dia inteiro na praia, nós e uns amigos de vila (eu morava em vila), saiamos cedo e voltávamos quando o sol se punha e os mosquitos começavam a atacar. Sabe aquele tempo que a praia do Recreio era quase deserta, sem prédios, ônibus, van, sem multidão. Então, era para passar o dia mesmo, os adultos jogavam frescobol, voley e nós crianças nos enchíamos de areia que por dias ficavam perdidas em nossos cabelos srsrsrsr. Nossas mães levavam danone, salpicão, isopor com bebidas e pratinhos descartáveis. Uma verdadeira farofa. Naquele tempo isso era normal, não sujávamos a praia, recolhíamos tudo e quase não se tinha coisas para vender na praia. Hoje não levo nem mais cadeira, pois as praias nos oferecem tudo isso. Claro, que tem um custo, mas vale a pena não carregar bagulhos.
Voltando a sujeira, o melhor que aprendi, foi que criança se sujando é sinal de crescimento e aprendizado. Adoro ver meus filhos com as mãos sujas de terra, com a cara lambuzada de chocolate, com os pés pretinhos do chão, com as mãos sujas de tinta guache ou giz. Lápis de cera, canetinha ou lápis de cor nas mãos de uma criança viajam por caminhos imagináveis, vão desde as paredes da sua casa até o corpo todo de seus bebes. Fico eu pensando se essa mania de rabiscar tudo, vem dos tempos que os homens desenhavam em cavernas. E por falar em paredes desenhadas, me digam qual os pais que não tem as paredes com marcas de mãos, riscos, lascas. Acho que todos levantaram as mãos. Por mais que ficamos em cima, é inevitável. Então, decidi, o que der para limpar eu limpo o que não der fica para quando em pintar a casa. Isso quando eles tiverem uns 5 anos srsrsrsrs.
Sofá???? Quem aqui tem o sofá impecável? Ah você que levantou o dedo, com certeza não tem filhos srsrsrsr Por isso, comprei um modelo legal, mas barato para que eu possa desencanar mesmo. Você acha fácil falar para uma criança de 1 ano que o pé dela esta sujo e ela não pode pular no sofá? Agente educa sabe. Filha não pode limpar as mãos na roupa, na toalha, no sofá, mas parece que entra por um ouvido e sai pelo outro. Então, o melhor é relaxar. Tá muito sujo, joga no chuveiro, no tanque, na mangueira ou no lixo. kkk Brincadeirinha, mas tem horas que seus filhos estão tão sujos que se o caminhão do lixo passar leva junto srsrsrrs.
Até que ponto comer algo que caiu no chão é errado? Quem nunca comeu um biscoitinho que havia caido no chão? Qual é a criança que nunca comeu um biscoitinho com areia de praia? Claro, não pensem que sou uma porca relaxada. Sujeira sim, porcaria não. Tem limite? Sim tem.
Tenho um quintal com grama, terra, pedras, minhocas, pererecas e tudo possível e olha que delícia os pirralhos soltos, correndo, explorando e sendo criança.
Melhor do que isso, só mesmo um banho e dormir! Relaxe isso passa, um dia vai passar e você sentirá falta dos tempos que não conseguia ficar um minuto limpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar este Blog